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sexta-feira, 9 de março de 2007

As Dicas

A pedido de algumas familias, vou fazer um resumo das ideias fundamentais do senhor do livro :)

Lema:
nesta dieta não há alimentos proibidos.

Pode e deve-se comer de tudo (mas com moderaçao acrescento eu) ja que quando se faz dietas restritivas (seja a nivel de hidratos, proteinas, fibras, gorduras, etc) o organismo para se compensar vai busca-lo às reservas e daí nascem dores d ecabeça, cansaço, alteraçoes de humor e outras coisas do genero.

Nao devemos contar minuciosamente todas as calorias que ingerimos nem dizer adeus para sempre aos nossos "pecados" preferidos.

Devemos ter um dia por semana para a "ramboia" total a nivel da alimentaçao. Se soubermos que nao é proibido talvez nao nos apeteça comer determinada coisa ou ate nem aproveitamos este "dia-rebuçado" porque ja nos habituamos a comer bem.

Ideias chave:



  • Muita agua: 15, a 2lt por dia. Pode substituir-se por chá mas convem ir variando o tipo de chá senao o organismo cria habituaçao e la se vao os beneficios. O Ice-Tea nao conta como chá LOLOL. E deve chutar-se para canto todo o tipo de refrigerante, mesmo aqueles que supostamente sao light. Durante as refeiçoes deve evitar-se beber agua ou entao beber pouca, ja que beber muito à refeiçao vai aumentar o volume do estomago.



  • Doces: restringidos a um dia por semana. claro que isto nao significa que se coma 1kg de chocolate ou um bolo de aniversario. Eu diria que se apetecer mesmo muito um bolo, o ideal é faze-lo em casa, com farinha e açucar integrais ou entao procurar uma pastelaria que venda bolos sem açucar. Ja há muitas que os vendem e não são nada maus.



  • Evitar conservas e enchidos.



  • Pão: apenas um por dia, de manha e de preferencia integral (o mais escuro possivel), com fiambre ou queijo fresco.



  • Evitar a manteiga, mesmo que seja magra.



  • Cereais: evitar mesmo os integrais (eu acho que dá para comer de vez em quando se forem integrais porque senao enjoamos o pequeno-almoço)



  • Pequeno-Almoço: leite, chá, café ou igorte com um pao com fiambre/queijo fresco.



  • Hidratos de carbono: batata,massa e arroz o menos possivel (e quando apetece mesmo optar pelos integrais). Uma refeiçao do dia deve ter uma porçao de hidratos, a outra deve ser acompanhada de salada.



  • Carne, Peixe: o que se quisere. quanto à carne de preferencia a branca e sem gordura. O peixe todo e qualquer um! Claro que se deve optar tambem pelos grelhados, cozidos ou assados e evitar todo e qualquer tipo molhos. (Experimentem temperar a comida com ervas aromaticas, vao ver que deixa logo de apetecer molhos).



  • Sopa: de legumes e de preferencia sem batata e cenoura (mas pode sempre por-se, mas em pequena quantidade). De vez em quando deve fazer-se uma refeiçao SÓ de sopa, na quantidade que se quiser.



  • Fruta: de preferencia uma hora antes das refeiçoes e acompanhada de uma ou duas bolachas, para cortar o apetite.



  • Muito exercicio fisico!!! Diariamente o ideal é fazer 30 a 40 minutos de qualquer coisa.

Estas ideias, pelo menos para mim, não são novas. Mas, o facto de as ter sempre presentes pode ajudar a ter uma boa alimentação, sem excessos e sem alimentos desncessarios.

No entanto, continuo a achar que cada um se deve adaptar a estas ideias e comer aquilo que acha que deve comer,

Enfim, nao sejam escravas da comida, tentem apenas retirar o melhor do que ela tem para oferecer :)

PS: Nos posts seguintes vou tentar por a minha dieta tipo e uma dieta tipo para quem quer perder 5kg (ou seja, eu LOL).

PS2: o 1º dia de pesagem nao foi nada mau, menos 1kg numa semana jaé para mim um super progresso. Palminhas pa mim LOLOL

2 consideraçoes hipocalóricas:

Simplesmente Maria disse...

Gostei do teu blog. E tens toda a razão no que dizes, as dicas não são novas mas, convém que estejam sempre presentes. Bjcs

Lau disse...

oI
Gostei muito do teu blog e ideias, apesar de como meso dizes não serem novas. Vou po-las em practica a partir de dia 15. Como inicio da minha dieta.
Posso colocar no meu blog estes conselhos?
Jokitas