THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

A nova pirâmide da comidinha




A Nova Pirâmide Alimentar

Surge agora a Pirâmide funcional que é a nova proposta de Walter C. Willett.
Esta Pirâmide Alimentar é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes além da nutrição, como diminuição do colesterol sanguíneo, prevenção do aparecimento de cancro, etc.
Os alimentos funcionais foram distribuídos de acordo com a sua necessidade de ingestão, então os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade estão no topo da pirâmide.
A base da pirâmide consiste em exercícios diários e controle de peso, o que já difere das propostas anteriores que nem se quer mencionava a prática de actividade física.
O EXERCICIO FISICO NÃO PRECISA SE SER MUITO, BASTA QUE SEJA CONSTANTE!! Sem exercicio, não há dieta, por mais saudavel que seja, que nos valha.
A próxima parte da pirâmide funcional divide-se em duas, a primeira consiste em cereais integrais, os quais são ricos em fibras, que além de promoverem um melhor trabalho intestinal, auxiliam no processo de digestão.
Já a segunda parte consiste em óleos vegetais, que seriam óleo de soja, de milho, de canola, etc e azeite de oliva, que seriam fontes de HDL, gordura insaturada, capaz de aumentar o colesterol bom (HDL- colesterol) e combater o colesterol ruim (LDL-colesterol).
Os òleos vegetais fazem bem ao coraçao e reduzem o colestrol, sendo que o melhor deles é o azeite. Claro que aqui se aplica a maxima "quantidade não é qualidade"! POr muito bom que seja, o azeite nao deixa de ser uma gordura, por isso há que o utilizar com moderaçao...
Passando para o meio da pirâmide, encontramos as verduras, legumes e frutas, importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras.
Quanto à fruta, convem nao ultrapassar as 3,4 peças diárias, já que tem muito açucar.. Claro que é do açucar bom mas, como em tudo, convem nao exagerar...Neste campo, deve-se dar primazia aos legumes...
Na próxima etapa estão as frutas oleaginosas e as leguminosas, que são fontes de vitaminas, minerais e proteínas. As oleaginosas exercem poder antioxidante, capaz de reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
No próximo degrau está o peixe e o frango, carnes brancas que constituem fonte de proteínas de alto valor biológico. O ovo também marca presença já que é considerado alimento anti-anémico.
Carne vermelha, o menos possivel, nao mais sw trws, qutro vezes por semana. A alternativa é o peixinho... Já se sabe que o peixe mais gordo é mais magro que a carne mais magra!!
Quase ao topo da Pirâmide, podemos encontrar a sugestão de suplementação de cálcio.De qualquer forma, seria conveniente a recomendação de leite e seus derivados magros, devido à sua importante fonte de cálcio.
Leitinho e seus derivados magros é o que está a dar...
E por fim, no topo estão os alimentos que devemos consumir esporadicamente, como os refinados: arroz, macarrão, batata e pão branco, que sofrem o processo de refinação, perdendo nutrientes importantes e possuem também grande quantidade de açúcar simples, responsável pelo ganho de peso e obesidade.
As maiores diferenças entre esta nova proposta de pirâmide alimentar e a pirâmide alimentar adaptada seriam:- os cereais refinados que encontravam-se na base da pirâmide passam a estar no topo, prevalecendo a importância das fibras e outros nutrientes dos alimentos integrais;- a carne vermelha e a manteiga estão também a fazer parte do topo da pirâmide, devido à sua composição rica em gordura saturada.
E claro, os doces que convêm evitar a todo o custo...Tirando os bolos da maezinha, feitos com muito amor e carinho e pouco açucar e farinha integral!!

0 consideraçoes hipocalóricas: