THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

E viva os Brothers Brasileiros

A pílula antibarriga

"o rimonabanto, o novo medicamento contra a obesidade capaz de fazer a cintura encolher 8 centímetros em menos de um ano e que deve chegar às farmácias brasileiras agora, em 2007


O abdômen protuberante deixou de ser um mero atentado contra a estética e tornou-se um caso de saúde pública. Não à toa. A pança avantajada e cheia de gordura visceral, aquela que se acumula entre órgãos como fígado e intestino, é cada vez mais associada a uma série de males, como hipertensão, muito açúcar no sangue, LDL, o colesterol ruim, nas alturas, o HDL, a versão boa, em níveis baixos e triglicérides elevados. Nos últimos anos a ocorrência simultânea de alguns desses problemas ganhou a alcunha de síndrome metabólica. Trata-se de uma espécie de barril de pólvora que aumenta o risco de explodirem males cardiovasculares e diabete tipo 2. Por ser tão recente, essa definição ainda não foi inteiramente assimilada por muitos médicos.

O certo é que a obesidade central, o nome científico da barriga de chope, entrou na ordem do dia dos congressos da área. E a grande promessa para ajudar a combatê-la deve chegar no primeiro semestre de 2007 ao Brasil. É o rimonabanto, medicamento do laboratório Sanofi-Aventis lançado agora há pouco na Europa e que aguarda o sinal verde da FDA, a agência que controla a comercialização de remédios nos Estados Unidos. Os resultados dos estudos clínicos mostram que a droga foi capaz de afinar a cintura dos voluntários que a tomaram em 8 centímetros. "O rimonabanto representa um novo conceito de tratamento", explica o endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo. "É revolucionário porque, além de promover perda de peso, auxilia no controle de outros fatores de risco associados à barriga, como a resistência ao hormônio insulina e o colesterol alto", justifica Halpern, um dos especialistas que testaram a medicação no país. "Sua forma de atuação também é diferente", ele completa.

Ao contrário das mais recentes drogas para emagrecer, como a sibutramina, que estimula a sensação de saciedade, e o orlistat, capaz de impedir a absorção de 30% de gordura no intestino, o rimonabanto bloqueia a ação de substâncias conhecidas como endocanabinóides, compostos parecidos com os da maconha, que provocam um barato natural na nossa cabeça — sem falar numa gula avassaladora.

Uma vontade incontrolável de devorar comida, especialmente doces — é a popular larica, fenômeno experimentado por quem fuma maconha. No final dos anos de 1980, em busca de uma explicação para esse apetite exacerbado após as tragadas, pesquisadores da Universidade Saint Louis, nos Estados Unidos, descobriram que o THC (delta-9-tetrahidrocanabinol), o princípio ativo da erva, se encaixava em receptores localizados no cérebro, deflagrando a maior fome.

Em 1992, Raphael Mechoulam, o descobridor do THC e um dos integrantes do time da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, reuniu um time de cientistas em seu laboratório só para investigar o papel dessa substância na massa cinzenta. O que esse grupo descobriu foi espantoso: o próprio sistema nervoso fabricava as suas moléculas de cânabis, que logo foram apelidadas de endocanabinóides. Seriam a nossa maconha interna, numa tradução livre do cientifiquês. Uma dessas moléculas ganhou a alcunha de anandamida — sendo ananda felicidade em sânscrito. Tempos depois foi identificada a 2 aracdonil-glicerol, ou 2-AG, outra endocanabinóide."

Disto é que eu precisava...Será que resulta? LOL,ma sreparaem é no pormenor desta escrita brasileira maravilhosa: passa de "pança avantajada" para Triglicerides e volta para agordura visceral e popular larica como quem troca de roupa... Estes brasileiros sao um verdadeiro showaço no que respeita a escrever e a falar :)


PS: Obviamente que o meu destino de férias está mais que decidido..Brasil ai vou eu

1 consideraçoes hipocalóricas:

Vitamina CeCe disse...

Louuuuuuca!!É realmente um bom destino de férias pra mostrares às brazucas que não precisas dessa pílula pra nada =)